SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22I Congresso Internacional de Pedagogia dos deficientes: o Brasil na terra de PestalozziDorina de Gouvêa Nowill: uma intelectual transfronteiriça na educação dos cegos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

PLETSCH, Márcia Denise; BATISTA, Getsemane de Freitas  e  AVILA, Leila Lopes de. Constituição da Educação Especial no Brasil: contribuições de Sarah Couto Cesar e Olívia da Silva Pereira. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e159.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-159.

A institucionalização da Educação Especial ocorreu durante o regime da ditadura militar (1964-1985), com a criação do Centro Nacional de Educação Especial (Cenesp). O objetivo deste artigo é apresentar e discutir o papel de Sarah Couto Cesar e de Olívia da Silva Pereira na constituição da Educação Especial no Brasil. Em termos metodológicos, a pesquisa é bibliográfica em diálogo com a história oral por meio de entrevistas com Sarah Couto Cesar, Ilza Maria Ferreira Pinto Autran e Rosana Glat. A pesquisa evidenciou que Sarah Couto Cesar e Olívia da Silva Pereira atuaram e tiveram uma importante contribuição na articulação política para institucionalizar a Educação Especial nos diferentes estados brasileiros, assim como na formação de recursos humanos em nível de Pós-Graduação. O texto também problematiza a institucionalização da Educação Especial e as disputas entre os setores público e privado sobre o lócus de escolarização de pessoas com deficiência e de formação inicial e continuada de professores.

Palavras-chave : História da Educação Especial; Educação Especial; Cenesp; Sarah Couto Cesar; Olívia da Silva Pereira.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )