SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Constitución de la Educación Especial en Brasil: contribuciones de Sarah Couto Cesar y Olivia da Silva PereiraHistoria y memoria de la educación especial en Mato Grosso do Sul: constitución, senderos y servicios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

CARDOSO, Fernanda Luísa de Miranda  y  MARTINEZ, Silvia Alicia. Dorina de Gouvêa Nowill: uma intelectual transfronteiriça na educação dos cegos. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e160.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-160.

Este estudo objetiva retomar as ações da professora brasileira cega, Dorina de Gouvêa Nowill, em seu ativismo e protagonismo pela educação dos cegos e das pessoas com visão “subnormal”, para além da perspectiva restritiva da filantropia, principalmente em relação às suas contribuições para a implantação de políticas públicas e para a difusão e transmissão de práticas culturais. As fontes históricas consultadas permitem reconhecer Nowill como uma intelectual criadora e mediadora tendo em vista a sua posição central na promoção da circulação do conhecimento sobre e para a educação dos cegos; na formação de profissionais técnicos e professores; na produção de objetos culturais; na tradução de publicações para o português e/ou para o braille de conteúdos sobre ou para os cegos; na sua capacidade de influência no espaço público nacional e na sua repercussão no movimento associativo internacional dos cegos, diluindo fronteiras.

Palabras clave : Dorina de Gouvêa Nowill; Educação dos Cegos; Educação Especial; História Transnacional; Intelectuais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )