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Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

CARDOSO, Fernanda Luísa de Miranda  e  MARTINEZ, Silvia Alicia. Dorina de Gouvêa Nowill: uma intelectual transfronteiriça na educação dos cegos. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e160.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-160.

Este estudo objetiva retomar as ações da professora brasileira cega, Dorina de Gouvêa Nowill, em seu ativismo e protagonismo pela educação dos cegos e das pessoas com visão “subnormal”, para além da perspectiva restritiva da filantropia, principalmente em relação às suas contribuições para a implantação de políticas públicas e para a difusão e transmissão de práticas culturais. As fontes históricas consultadas permitem reconhecer Nowill como uma intelectual criadora e mediadora tendo em vista a sua posição central na promoção da circulação do conhecimento sobre e para a educação dos cegos; na formação de profissionais técnicos e professores; na produção de objetos culturais; na tradução de publicações para o português e/ou para o braille de conteúdos sobre ou para os cegos; na sua capacidade de influência no espaço público nacional e na sua repercussão no movimento associativo internacional dos cegos, diluindo fronteiras.

Palavras-chave : Dorina de Gouvêa Nowill; Educação dos Cegos; Educação Especial; História Transnacional; Intelectuais.

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