SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Dorina de Gouvêa Nowill: una intelectual transfronteriza en la educación de ciegos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

NERES, Celi Corrêa; BELATO, Janaina de Jesus Fernandes  y  CORREA, Nesdete Mesquita. História e memória da educação especial em Mato Grosso do Sul: constituição, trilhas e serviços. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e161.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-161.

O objetivo deste artigo foi analisar a constituição dos serviços e atendimentos da educação especial no estado de Mato Grosso do Sul (MS), por meio das vozes de duas gestoras pioneiras na condução da implementação de políticas de educação especial. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista com roteiro semiestruturado, após adesão das convidadas à pesquisa, por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e da autorização das mesmas para divulgar suas identidades, para fins de publicação. O tratamento, análise e sistematização dos resultados tiveram como aporte teórico o materialismo histórico. Os resultados apontaram que a educação especial no estado de MS, em confluência com a história da educação especial no Brasil, foi constituída por iniciativas pioneiras, com participação direta de profissionais das áreas da medicina, da psicologia e de instituições especializadas, sendo essas iniciativas tanto de cunho individual como, também, de algumas equipes.

Palabras clave : História; Educação Especial; Mato Grosso do Sul.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )