SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22La Enseñanza Secundaria, en perspectiva comparada, en São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro y en el Distrito Federal: estadística, legislación e historiografía (1942-1961) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

LOPES, Antônio Pádua de Carvalho; OLIVEIRA, João Paulo Gama  y  FRANCA, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de. Diálogos sobre o Ensino Secundário: História Comparada dos estados da Bahia, Maranhão, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe (1942-1961). Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e195.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-195.

Este estudo analisou, em perspectiva comparada, a expansão e o acesso ao Ensino Secundário nos estados da Bahia, Maranhão, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, no período de 1942 a 1961, tendo como marcos temporais inicial e final a Lei Orgânica do Ensino Secundário e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, respectivamente. Foram utilizados como fontes os anuários estatísticos e estatísticas educacionais. A análise aponta que a expansão desse nível de ensino foi marcada pela desigualdade de acesso aos Cursos Ginasial e Colegial, pois a maioria dos municípios do interior dos estados somente ofertava o primeiro, concentrando as capitais o maior número de estabelecimentos com o Curso Secundário completo, havendo, portanto, um menor número de Cursos Colegiais. Notou-se ainda, considerando o número de conclusões, uma seletividade no Ensino Secundário, apesar da expansão de matrículas e da oferta escolar ocorridas no período analisado.

Palabras clave : Ensino Secundário; Expansão; História Comparada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )