SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Diálogos sobre o Ensino Secundário: História Comparada dos estados da Bahia, Maranhão, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe (1942-1961)As marcas da expansão do ensino secundário: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (1942-1961) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

CHIOZZINI, Daniel Ferraz; GATTI, Giseli Cristina do Vale  e  COSTA, Patrícia Coelho da. O Ensino Secundário, em perspectiva comparada, em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Distrito Federal: estatísticas, legislação e historiografia (1942-1961). Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e196.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-196.

Apresentação de resultados de investigação comparada sobre o Ensino Secundário em SP, MG, RJ e no DF, entre 1942 e 1961. As fontes utilizadas, em diálogo com a bibliografia de referência, foram anuários estatísticos do IBGE, portais de teses e dissertações, periódicos científicos e acervos públicos. Percebeu-se a existência de pressões demográficas, econômicas e sociais sobre o Ensino Secundário em todo país, destacadamente, em SP, MG, RJ e no DF, nos quais a expansão efetivou-se sob predomínio da iniciativa particular, mediante apoio estatal. Em SP, houve equilíbrio entre instituições privadas vinculadas à sociedade civil e à Igreja Católica. Em MG, RJ e no DF, a iniciativa católica predominou. A legislação estadual relacionada ao Ensino Secundário foi significativa, com alguma autonomia em relação à legislação nacional, ao menos até 1930, dada a centralidade imposta pelo Estado Novo. A historiografia sobre o Ensino Secundário possui grande número de trabalhos disponíveis, principalmente sobre MG e SP, sobretudo, dissertações e teses, com concentração na temática da História das Instituições Escolares.

Palavras-chave : Ensino Secundário; São Paulo; Minas Gerais; Rio de Janeiro; Distrito Federal.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )