SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22La New Education Fellowship en América del Sur: un panorama de la constitución de redes (1920-1930) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

BRUNO-JOFRE, Rosa  y  JOFRE, Ana. A visão transformadora da educação dos primeiros jesuítas no contexto da colonização desde o início do século XVI até sua supressão em 1773: uma síntese longue durée e um mapa on-line interativo localizando os colégios. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e203.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-203.

Este artigo consiste em duas partes, uma síntese histórica interpretativa de longa duração que examina a visão transformadora da educação dos jesuítas e um mapa on-line interativo que apresenta a globalidade de seu empreendimento educacional (https://theirgroup.org/Jesuits/map/). A visão dos jesuítas sobre a educação, fundamentada no Humanismo, e sua interseção com a confessionalização, bem como seu objetivo de gerar uma liderança católica laica, são colocados no contexto geopolítico em desenvolvimento da colonialidade e em interação com micro e macrocontextos políticos, sociais, econômicos e religiosos. É dada uma atenção especial à interação diante das configurações emergentes de ideias modernas, especialmente aquelas desenvolvidas nos séculos XVI e XVII. Faz-se referência à historiografia das duas últimas décadas na análise de como os jesuítas se relacionaram com as ecologias emergentes de conhecimento e com os limites de sua articulação com esses conhecimentos.

Palabras clave : Ministério Educacional Global dos Primeiros Jesuítas; colonização do início da Modernidade e os jesuítas.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )