SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Los Jesuítas tempranos: Una Visión Transformativa de la Educación en el Contexto de Colonización desde su Fundación en el Siglo XVI hasta su Supresión en 1773: Una Síntesis Longue Durée y Mapa Interactivo Online Localizando los Colegios.Las visiones de Ivan Illich sobre educación en la práctica: de los proyectos educativos contraculturales en la década de 1970 a la pedagogía indígena decolonial a partir de la década de 1990 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

VIDAL, Diana Gonçalves; RABELO, Rafaela Silva  y  MONCAO, Vinicius de Moraes. A New Education Fellowship e a América do Sul: um panorama da constituição de redes (1920-1930). Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e204.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-204.

A New Education Fellowship é um objeto amplamente visitado pela historiografia da educação, considerando seus congressos, como apresentado por Brehony em seu artigo mais conhecido, ou relacionada a educadores e redes estabelecidas em diferentes países, como endereçado por Middleton; Haenggeli-Jenni; Watras, dentre outros. No entanto, esta historiografia está marcadamente circunscrita à Europa, com algumas incursões acerca da Oceania e América do Norte. Com o propósito de preencher uma lacuna no que se refere aos processos de constituição de redes entre a NEF e a América do Sul, pretendemos desenhar um panorama histórico compreendido nos anos iniciais da criação da NEF, entre 1920 e 1930, tomando o Congresso, ocorrido em Locarno, na Suíça, em 1927, como ponto de inflexão. Para retraçar essas redes na América do Sul, as principais fontes são correspondências trocadas por educadores sul-americanos, relatórios dos congressos e as revistas The New Era e Pour l’Ére Nouvelle.

Palabras clave : História transnacional da educação; Escola nova; Redes.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )