SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22A New Education Fellowship e a América do Sul: um panorama da constituição de redes (1920-1930)A antropología teológica de Paulo Freire na Pedagogía do Oprimido: uma contribuição à discussão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

ZALDIVAR, Jon Igelmo; OLMEDA, Gonzalo Jover  e  UCEDA, Patricia Quiroga. Perspectivas de Ivan Illich sobre a educação na prática: de projetos educacionais contraculturais na década de 1970 à pedagogia decolonial indígena dos anos 1990 em diante. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e205.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-205.

Ivan Illich publicou Deschooling Society em 1971. Neste artigo, são examinados projetos educacionais e movimentos fundamentados tanto numa visão contracultural como em propostas pedagógicas indígenas. As questões centrais no presente trabalho são: como esses projetos leem Illich dentro do contexto específico em que estavam inseridos? Quais foram as intenções daqueles que se basearam nas ideias de Illich? Na primeira parte do artigo, são examinados dois espaços que funcionaram com noções de contracultura: o CIDOC, em Cuernavaca (México); e o Learning Exchange, em Evanston (Chicago, EUA). Em seguida, foca-se a influência de Illich sobre John Holt, que liderou o movimento do ensino doméstico a partir de 1977, e Lee Felsenstein, que introduziu as ideias de Illich no Homebrew Computer Club em 1975. Por fim, analisam-se os fundamentos teóricos subjacentes a "La Universidad de la Tierra".

Palavras-chave : Ivan Illich; Desescolarização; Contracultura; Pedagogia decolonial.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )