SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Ivan Illich’s visions on education in practice: from countercultural educational projects in the 1970s to indigenous decolonial pedagogy from the 1990s onBRAC’s (ব্র্যাক) Adoption of Community-Based Primary Education for Socially Disadvantaged Children in Bangladesh author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

ATTRIDGE, Michael. A antropología teológica de Paulo Freire na Pedagogía do Oprimido: uma contribuição à discussão. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e206.  Epub Aug 07, 2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-206.

Este artigo explora a antropologia teológica de Paulo Freire, encontrada nos capítulos iniciais de Pedagogia do Oprimido. Como ponto de partida, vale destacar que Freire era católico e uma pessoa de fé, o que é relevante para a interpretação de sua obra. O artigo analisa as suas raízes e influências até a década de 1960. Além disso, indica que a literatura existente deixa de considerar a renovação mais ampla da teologia católica, em particular a antropologia teológica proveniente do século XX, que chegou ao Brasil por meio de teólogos católicos franceses. A conclusão do artigo é uma análise sobre como podemos falar da singularidade da antropologia teológica de Freire.

Keywords : Freire; Crença Religiosa; Antropologia Teológica; Renovação Teológica do Século XX; Teologia Católica.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )