SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Las visiones de Ivan Illich sobre educación en la práctica: de los proyectos educativos contraculturales en la década de 1970 a la pedagogía indígena decolonial a partir de la década de 1990La Adopción por la ONG de Desarrollo BRAC (ব্র্যাক) de la Enseñanza Primaria para los Niños/as Socialmente Desventajados Basada en la Comunidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

ATTRIDGE, Michael. A antropología teológica de Paulo Freire na Pedagogía do Oprimido: uma contribuição à discussão. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e206.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-206.

Este artigo explora a antropologia teológica de Paulo Freire, encontrada nos capítulos iniciais de Pedagogia do Oprimido. Como ponto de partida, vale destacar que Freire era católico e uma pessoa de fé, o que é relevante para a interpretação de sua obra. O artigo analisa as suas raízes e influências até a década de 1960. Além disso, indica que a literatura existente deixa de considerar a renovação mais ampla da teologia católica, em particular a antropologia teológica proveniente do século XX, que chegou ao Brasil por meio de teólogos católicos franceses. A conclusão do artigo é uma análise sobre como podemos falar da singularidade da antropologia teológica de Freire.

Palabras clave : Freire; Crença Religiosa; Antropologia Teológica; Renovação Teológica do Século XX; Teologia Católica.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )