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Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

JOHNSTON, James Scott. Idealismo, pragmatismo e o nascimento do pensamento educacional pragmático nos Estados Unidos. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e208.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-208.

Este artigo aborda as principais contribuições filosóficas e históricas do período transicional do pensamento educacional estadunidense entre 1866 e 1895. Nesse período, iniciou-se a transição do idealismo para o pragmatismo como base do pensamento educacional. Contemporaneamente ao desenvolvimento do pragmatismo, houve um desenvolvimento no pensamento educacional que enfatizava o naturalismo, o funcionalismo e a natureza orgânica da mente e do comportamento. Assim como o idealismo reivindicou ser a filosofia dominante nos Estados Unidos no período de 1866 a 1895, também o fez como pressuposto filosófico dominante do pensamento educacional. Ele foi a primeira filosofia da educação estadunidense: a primeira filosofia da educação dos Estados Unidos não era pragmática; era idealista, mas isso viria a mudar a partir de meados da década de 1890. À medida que o pragmatismo começou a dominar a filosofia no fin de siècle, também o fez em relação aos pressupostos filosóficos do pensamento educacional.

Palabras clave : Pragmatismo; Idealismo; Filosofia da Educação dos Estados Unidos na Década de 1890.

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