SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Discurso republicano y el debate sobre la formación del pueblo brasileño en la trayectoria de Virgilio Cardoso de Oliveira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

GATTI JUNIOR, Décio  y  ALVES, Luís Alberto Marques. O ensino de História da Educação em Portugal e no Brasil: formação de professores, programas de ensino, manuais disciplinares e memórias (séculos XIX a XXI). Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e193.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-193.

Trata-se da partilha de resultados de pesquisa comparada sobre o ensino de História da Educação em Portugal e no Brasil, no período compreendido entre o final do século XIX e o início do século XXI. Para tanto, partiu-se das ideias de Nóvoa (1994, 1996); Nunes (1996); Warde & Carvalho (2000); Vidal & Faria Filho (2003); Monarcha (2005); Mogarro (2006); Alves et al (2007, 2015); Gatti Jr. (2009, 2014, 2021); Pintassilgo (2012). Foram examinados, em ambos os países, a bibliografia de referência sobre formação de professores e sobre o ensino de História da Educação, o percurso do ensino de História da Educação, os programas de ensino utilizados na formação de professores, os manuais disciplinares de História da Educação em circulação e as memórias docentes e discentes em torno do ensino de História da Educação. Ao final, apresentam-se algumas reflexões sobre o que se aproxima e o que se distancia no que se refere à formação de professores e ao ensino de História da Educação em Portugal e no Brasil no período referido.

Palabras clave : História; Educação; Ensino; História da Educação; Brasil; Portugal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )