SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Teaching History of Education in Portugal and in Brazil: teacher training, education programs, subject manuals, and memories (19th to 21st centuries)Michalany editions: teaching guidelines for social studies as devices of cultural standards in Brazil (1973) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

DAMASCENO, Alberto  and  VIEIRA, Carlos Eduardo. Discurso republicano e o debate sobre a formação do povo brasileiro na trajetória de Virgílio Cardoso de Oliveira. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e163.  Epub Aug 07, 2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-163.

O objetivo deste artigo é discutir a trajetória de Virgílio Cardoso de Oliveira (1868-1935), tendo como foco a relação entre o discurso republicano e os debates sobre a formação do povo brasileiro no contexto da Primeira República, especialmente no período do entresséculos, na região amazônica. Em termos teóricos, exploraremos, o conceito de intelectual, as noções de espaço de experiência e horizontes de expectativas, além dos conceitos de jogos de linguagem e conceitos normativos. Entre as fontes utilizadas para a análise destacamos: jornais, documentos do Estado, livros e imagens. Concluímos afirmando que Virgílio Cardoso representou uma posição importante dentro do discurso e da prática republicana, ainda que seu poder de transformar a realidade educacional do país tenha sido limitada, pelas resistências, explícitas e implícitas, em tornar a República um projeto democrático e capaz de promover inclusão política e a justiça social.

Keywords : Virgílio Cardoso de Oliveira; Intelectuais; Formação do povo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )