SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22La enseñanza de la Historia de la Educación en Portugal y en Brasil: formación de profesores, programas de enseñanza, manuales disciplinares y memorias (siglos XIX al XXI)Ediciones Michalany: directrices de enseñanza para estudios sociales como dispositivos de estándares culturales en Brasil (1973) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

DAMASCENO, Alberto  y  VIEIRA, Carlos Eduardo. Discurso republicano e o debate sobre a formação do povo brasileiro na trajetória de Virgílio Cardoso de Oliveira. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e163.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-163.

O objetivo deste artigo é discutir a trajetória de Virgílio Cardoso de Oliveira (1868-1935), tendo como foco a relação entre o discurso republicano e os debates sobre a formação do povo brasileiro no contexto da Primeira República, especialmente no período do entresséculos, na região amazônica. Em termos teóricos, exploraremos, o conceito de intelectual, as noções de espaço de experiência e horizontes de expectativas, além dos conceitos de jogos de linguagem e conceitos normativos. Entre as fontes utilizadas para a análise destacamos: jornais, documentos do Estado, livros e imagens. Concluímos afirmando que Virgílio Cardoso representou uma posição importante dentro do discurso e da prática republicana, ainda que seu poder de transformar a realidade educacional do país tenha sido limitada, pelas resistências, explícitas e implícitas, em tornar a República um projeto democrático e capaz de promover inclusão política e a justiça social.

Palabras clave : Virgílio Cardoso de Oliveira; Intelectuais; Formação do povo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )