SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Cinema educativo entre o documentário e a ficçãoA educação de surdos na Itália: revisitando a história índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

VASQUEZ, Carola Gabriela Sepúlveda. Gabriela Mistral e sua “contrabomba”: mensagens educativas pela paz. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e166.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-166.

Gabriela Mistral (1889-1957), professora, escritora e intelectual chilena atuou como consulesa do Chile no Brasil entre os anos 1940 e 1945. Nesse período, marcada pelos contextos de guerra e ditadura que se viviam no País e no mundo, elaborou uma série de mensagens educativas, que interpretaremos a partir da imagem de contrabomba, conceito elaborado por ela para pensar a paz edificada desde as essências mais íntimas do ser e que permite como figura metafórica ler a autora desde uma trincheira, como ela mesma se sentia como escritora. Utilizando imagens e metáforas como recurso para pensar a realidade de uma outra forma, enviou convites para a criação de leituras do mundo e, por meio da narração, transmitiu relatos e contos vivos que continham suas experiências e ensinamentos para refletir, nos difíceis momentos que se viviam. Por meio da análise de alguns de seus Recados, gênero de escrita mistraliana, tentaremos compreendê-la como professora e analisar as mensagens que enviou a sua comunidade imaginada de americanos (as), transmitindo experiências para aproximar culturalmente os países da América Hispânica e Lusófona e lutando, por meio de sua escrita, para conseguir a paz.

Palavras-chave : Gabriela Mistral; Mensagens educativas; Recados.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )