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Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

SOFIATO, Cássia Geciauskas  e  CONCEICAO FILHO, Delci da. A educação de surdos na Itália: revisitando a história. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e167.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-167.

Pesquisas sobre a educação de surdos em outros países ainda potencializam estudos no Brasil, em virtude da escassez de pesquisas com tal objeto. Este artigo objetiva delinear o trabalho pioneiro das primeiras instituições para a educação de surdos da Itália, nos séculos XVIII e XIX, e apresentar as mudanças ocorridas nos institutos a partir da Lei italiana nº 517 de 1977. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e é de natureza descritiva. Fizeram parte do estudo 12 institutos italianos tradicionais. O estudo evidenciou a importância que os institutos tiveram para a constituição das bases da educação de surdos no referido país e o impacto que a Lei nº 517 de 1977, que versa sobre a integração de alunos com deficiência no ensino comum, promoveu nas instituições.

Palavras-chave : Educação de surdos; Itália; Educação Especial.

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