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Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

PALLADINO, Florindo. O Ensino Secundário na França napoleônica. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e171.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-171.

A contribuição visa elucidar o reformismo napoleônico no campo da instrução, com foco na gênese do ensino secundário como arquitrave de um sistema educacional moderno implantado na França imperial e posteriormente estendido aos estados satélites. As reformas, implementadas entre 1802 e 1811, garantiram à França napoleônica um sistema de ensino público administrado e controlado pelo Estado, baseado em uma concepção laica que incorporava os setores privado e eclesiástico, com um sistema que se dividia prospectivamente em três graus: primário, secundário e superior, em que o liceu representou o ápice do ensino secundário e a base do segmento superior.

Palabras clave : Ensino secundário; Liceu; França Imperial; Reformismo napoleônico.

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