SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22The oath to the Constitution of 1857 by public instruction teachers in San Luis Potosí, 1890. MexicoThe Iliada and its heroes: an analysis of the Greek’s formative ideals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

ESCUDERO, Jaime Caiceo. Educação Especial no Chile: do seu próprio sistema ao integrado. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e174.  Epub Aug 07, 2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-174.

A Educação Especial no Chile tem uma longa história desde 1852. Este trabalho busca comparar e analisar a situação do desenvolvimento da educação especial desde sua fundação até 2015, período em que a ação, tanto do Estado quanto dos indivíduos envolvidos na educação, se concentrou na criação de ‘escolas especiais’ para as diferentes necessidades educacionais especiais -NEE-, sejam permanentes ou transitórias, diante da nova situação que o Estado chileno estabelece a partir do ditado da Lei nº 20.845 (2015), que afirma que todos os estabelecimentos de ensino financiados pelo Estado -92% são, tanto públicos quanto privados- debem receber em suas salas de aula, tanto estudantes sem necessidades educacionais especiais quanto aqueles que o possuem; isso significou o fechamento de muitas ‘escolas especiais’ que serviam apenas alunos com NEE. A metodologia é analítica, comparativa e histórica; serão utilizadas fontes jurídicas, primárias e secundárias, com a análise documental como principal instrumento, a fim de analisar e comparar a situação do passado com a atual.

Keywords : Educação especial; Dificuldade de aprendizagem; Educação inclusiva; Criança com deficiência; Dislexia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )