SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22La Educación Especial en Chile: desde un sistema propio a uno integradoPaulo Freire: una mirada a la historia de la alfabetización del Educador de la libertad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

MELO, José Joaquim Pereira. Ilíada e seus heróis: uma análise dos ideais formativos dos gregos. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e175.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-175.

Homero, desde sempre, é considerado inspirador e pai da paideia grega. Focalizando-se na Ilíada, cujos heróis representam o agente social necessário à sociedade grega arcaica, coloca-se em evidência que a perspectiva de Homero quanto à perfeição humana é a da formação/educação integral, por meio da qual o jovem aristocrata deveria desenvolver um corpo vigoroso e saudável e nobreza de alma. No exemplo divino-heroico, referencial da formação/educação arcaica, estão representadas as virtudes modelares de então: a bondade, a nobreza, o orgulho e o amor aos deuses. O herói cavaleiresco, representado por Homero luta obstinadamente para ser o melhor, “superior” aos pares, excepcional, o primeiro na guerra e na olimpíada. Conclui-se que a paideia homérica não foi apenas a base da tradição pedagógica clássica, mas também de concepções pedagógicas posteriores.

Palabras clave : Homero; Educação; Herói.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )