SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22La Ilíada y sus héroes: un análisis de los ideales formativos de los griegosDebates y vías de la fundación de la Facultad de Medicina de Santa Catarina: el resultado de múltiples acciones y temas (1950) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

NEVES, Josélia Gomes. Paulo Freire: um olhar para a história de alfabetização do Educador da liberdade. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e176.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-176.

A história inicial de aprendizagem da leitura e da escrita de profissionais da literatura e educação representou a principal mobilização deste trabalho. O objetivo foi compreender como ocorreu o processo de alfabetização de Paulo Freire. Embora existam registros sobre essa trajetória, avaliamos ser necessária uma elaboração mais específica sobre o tema, sobretudo pela importância que o ato de alfabetizar teve na vida do educador ao longo de sua vida. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa narrativa. A alfabetização de Paulo Freire desde cedo vislumbrava um conjunto de aprendizagens envolvendo o binômio, condição social e saber formal, aspectos pedagógicos inseparáveis também em seus trabalhos, o que o levava a rejeitar as proposições mecanicistas das cartilhas. Assim, muitos dos elementos presentes em seu processo de compreensão do sistema da leitura e da escrita repercutiram profundamente no decorrer de sua atuação crítica, educadora e humanista.

Palabras clave : Paulo Freire; Alfabetização; Educação crítica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )