SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22O programa de monitoria no ensino superior, suas transformações históricas e a possibilidade de aprendizagem da docênciaMulheres, saúde pública e formação profissional na Era Vargas (1930-1945) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

ALMEIDA, Paula Josiane  e  CORREA, Rosa Lydia Teixeira. Pachoal Lemme e Jorge Amado em defesa da educação e da literatura soviética na imprensa brasileira (1945-1962). Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e179.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-179.

A proposta deste artigo é apresentar a difusão, por Jorge Amado e Paschoal Lemme, do pensamento educacional e literário soviético no Brasil entre 1945 e 1962. Esses autores, que tinham obras reconhecidas e tratavam de temas sociais no Brasil, utilizaram a imprensa como ferramenta para propagar o pensamento soviético e os principais teóricos russos que formulavam novas propostas pedagógicas e estéticas literárias naquele momento. Em artigos e entrevistas da época, Jorge Amado e Paschoal Lemme exaltaram os sucessos obtidos e os novos horizontes abertos para a educação e a literatura, os quais estavam alinhados ao debate de superação do capitalismo e aos novos modelos de organização dos campos literário e educacional. Nessa perspectiva, busca-se no presente trabalho resgatar publicações jornalísticas em que esses autores defenderam e propagaram as conquistas soviéticas, utilizando-as como referência para refletir sobre a educação e a cultura do Brasil de então.

Palavras-chave : Educação Soviética; Jorge Amado e a literatura soviética; Paschoal Lemme e a educação soviética.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )