SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Mulheres, saúde pública e formação profissional na Era Vargas (1930-1945)Trajetórias, intelectuais e a Antropologia no Brasil: Oswaldo Rodrigues Cabral e Sílvio Coelho dos Santos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

COSTA, Renata Alves; GOMES, Maria Laura Magalhães  e  DASSIE, Bruno Alves. Práticas educativas em Matemática no Colégio de Aplicação da UMG/UFMG (1954-1968) e suas relações com os livros didáticos. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e181.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-181.

Este artigo focaliza livros didáticos de Matemática no Colégio de Aplicação da Universidade de Minas Gerais/Universidade Federal de Minas Gerais no período 1954-1968. O estudo teve como objetivo realizar uma análise com base no cruzamento de documentação escrita e narrativas de antigos estudantes e professores colhidas em entrevistas com a metodologia da História Oral. A investigação evidenciou o protagonismo dos livros didáticos num contexto de ensino centrado no professor, grande carga de exercícios e presença de instrumentos avaliativos rigorosos. Procurou-se articular, no estudo dos livros, que tiveram papel fundamental nas práticas educativas em Matemática do Colégio de Aplicação, as formas de organização do campo da educação no período investigado, a estrutura das obras envolvidas e sua recepção por alunos e professores.

Palavras-chave : Colégio de Aplicação da UMG/UFMG; Livros Didáticos de Matemática; História Oral.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )