SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22A expansão do ensino régio na América Portuguesa no século XVIII: centralização e singularidadesSob as torres sineiras da Candelária: escolarização em uma freguesia urbana da capital brasileira (1870) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

SANTOS, Ademir Valdir dos  e  PAIVA, Luiz Felipe Souza Barros de. A “Novembrada” - Florianópolis, 1979 e as falas de militares: discutindo a narração sobre um episódio da ditadura civil-militar no Brasil. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e184.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-184.

A Novembrada aconteceu em Florianópolis, em 30 de novembro de 1979, envolvendo protestos relacionados à visita do Presidente General Figueiredo. O artigo objetiva analisar as falas de militares sobre a Novembrada. A metodologia utiliza a História Oral, com a realização de entrevistas com quatro oficiais. A narração histórica auxilia na problematização das memórias, trazendo luzes sobre um episódio significativo no declínio do poder ditatorial. Os resultados discutem as memórias que focalizam os conflitos entre o Presidente e sua comitiva e os militantes, destacando o protagonismo do movimento estudantil. As análises consideram a visita fracassada, em função da crise da economia e da homenagem ao Marechal Floriano Peixoto, consideradas como fatores motivadores das insurgências populares. Como exemplo de resistência popular e impedindo o intento de popularizar a imagem de Figueiredo e do regime ditatorial, a Novembrada é um dos marcos no processo histórico de redemocratização do Brasil.

Palavras-chave : Narração histórica; Ditadura; Movimento estudantil; Florianópolis.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )