SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22A “Novembrada” - Florianópolis, 1979 e as falas de militares: discutindo a narração sobre um episódio da ditadura civil-militar no BrasilEducação e civismo em Uberaba/MG durante a Era Vargas (1930-1945): percepções a partir do jornal Lavoura e Comércio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

LIMEIRA, Aline de Morais  e  SANTOS, Aline Machado dos. Sob as torres sineiras da Candelária: escolarização em uma freguesia urbana da capital brasileira (1870). Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e185.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-185.

Este estudo, cujo recurso teórico-metodológico está centrado na perspectiva das variações de escala, com recorte geográfico específico e investimento na análise de singularidades locais, pretende analisar aspectos relacionados ao processo de escolarização da capital brasileira no século XIX. Para isso, selecionou como objeto de análise algumas fontes e vestígios documentais da década de 1870, referentes às experiências, sujeitos, instituições e dados estatísticos da História da Educação de uma freguesia urbana da Corte Imperial, cujo nome é Candelária. Desta feita, apreendeu importantes reflexões acerca do que pode ser considerado ímpar ou similar em relação à freguesia da Candelária e das demais freguesias urbanas e rurais da Corte Imperial, no que concerne aos assuntos da Instrução.

Palavras-chave : Escolarização; Freguesia da Candelária; História da Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )