SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Apropiaciones de la pedagogía moderna en la Escuela Normal de São Paulo: convergencias y divergencias entre Silva Jardim y Camillo Passalacqua (1884-1887)Las prácticas de cuidado y la creación del Curso de Enfermería UFS: motivaciones y razones para contar esta historia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

PERES, Eliane. Trabalho doméstico infantil e ensino e aprendizado da leitura no Brasil no final do Século XIX e início do século XX. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e190.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-190.

Este artigo analisa anúncios de jornais, coletados na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, do período entre as últimas décadas do século XIX e a primeira do século XX, em que crianças são solicitadas ou oferecidas ao trabalho, em especial ao trabalho doméstico, e nos quais é referido a possibilidade de que pudessem aprender a ler ou “terminar de aprender a ler”. Em um contexto de diversas mudanças no Brasil, as demandas do ler, escrever e contar cresceram expressivamente. O principal argumento desenvolvido é que, no período mencionado, o trabalho, notadamente o doméstico, foi um espaço no qual uma parcela da infância brasileira aprendeu a ler e a escrever. A necessidade de trabalho e de aprendizado de um ofício, o crescimento urbano, a insuficiência de escolas, as condições de vida das crianças nascidas livres a partir de 1871 e o pós-abolição estão entre as razões que explicam essa realidade.

Palabras clave : Trabalho doméstico; Trabalho infantil; Infância; Leitura; Escrita.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )