SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22La delincuencia infantil y juvenil y su taxonomía del Padre António d'Oliveira (1867-1923) en el contexto de la 1ª República PortuguesaEl papel social de la Escuela Estatal Dom Orione (Curitiba/PR) y las políticas educativas nacionales y estatales (1967hasta 1971) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

PAULA, Fabricia de Cassia Grou de  y  GOMES, Marco Antônio de Oliveira. Imprensa e Educação: a tradição conservadora Católica no Jornal Folha do Norte do Paraná (1962-1979). Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e209.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-209.

Este artigo é resultado de um estudo sobre a imprensa católica em Maringá, efetuado por meio dos artigos publicados pelo jornal Folha do Norte do Paraná entre 1962 e 1979. O objetivo é compreender a contribuição desse jornal para a difusão do ideário conservador na região. Nos artigos publicados, alguns de autoria de Dom Jaime, na época bispo de Maringá, a preservação dos hábitos e das tradições católicas é entendida como um dever dos fiéis para a consagração da vontade de Deus. Tratou-se de uma estratégia educativa da Igreja Católica com vistas à difusão da fé e à ampliação de seu espaço de atuação na sociedade maringaense e seu entorno. Como resultado, a pesquisa sugere que os intelectuais orgânicos, no caso Dom Jaime, tiveram um papel importante na formação educativa de parte dos habitantes da cidade e cercanias. O percurso da pesquisa inscreve-se no campo da história da educação e problematiza as ações da hierarquia católica para consolidar a presença do ideário conservador e contrapor-se aos adversários, tanto políticos quanto outros sujeitos considerados inimigos da Igreja.

Palabras clave : Igreja Católica; Maringá; Dom Jaime Luiz Coelho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )