SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22O papel social da Escola Estadual Dom Orione (Curitiba/PR) e as políticas nacionais e estaduais de educação (1967a 1971)Professores autores e livros didáticos: a definição de vida em compêndios de História Natural e Biologia (1930-1959) para o Ensino Secundário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

ROMIG, Karen Laiz Krause  e  WEIDUSCHADT, Patrícia. A Escola Luterana e o rito da confirmação: descontinuidade da escolarização na Serra do Tapes/RS (1938-1971). Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e211.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-211.

O trabalho tem como objetivo discutir aspectos da escolarização luterana e o rito da confirmação em comunidades étnicas pomeranas da Serra dos Tapes/RS. Pretende-se evidenciar os impactos desse rito na descontinuidade dos estudos de crianças e jovens escolarizados entre o período de 1938 a 1971. Tal interrupção dos estudos esteve ligada ao seguimento do trabalho agrícola nas propriedades rurais dessas famílias pomeranas. Esse grupo teve, ao longo dos anos, dedicação predominante à agricultura, por isso usavam a confirmação como uma justificativa da igreja para que os filhos saíssem da escola. Concluiu-se que a liberdade de escolhas adquirida com a confirmação, a não presença de escolas de ensino secundário nessas zonas rurais, e a legitimação da profissão agrícola dentro do contexto cultural, foram fatores que associados geraram uma descontinuidade nos estudos desse grupo étnico, favorecendo uma baixa escolaridade e uma perpetuação histórica da agricultura e permanência dos pomeranos no meio rural.

Palavras-chave : Escolarização luterana; Rito da Confirmação; Vida na agricultura.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )