SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Lutheran School and the rite of confirmation: discontinuation of education in Serra dos Tapes, Rio Grande do Sul (1938-1971)The writing of the History of Education in teaching textbooks: evidence of the State University of Londrina’s undergraduate Pedagogy Degree training library from 1962 to 1998 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

JOSEPHINO, Marcos Ferreira; SANTOS, Maria Cristina Ferreira dos  and  BASTOS, Wagner Gonçalves. Professores autores e livros didáticos: a definição de vida em compêndios de História Natural e Biologia (1930-1959) para o Ensino Secundário. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e212.  Epub Aug 07, 2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-212.

Neste estudo foi realizada uma análise da definição de vida e do estudo dos seres vivos em compêndios de História Natural e Biologia, compreendidos como a materialização das disciplinas escolares. O objetivo foi compreender como o conceito de vida foi abordado em nove livros didáticos de História Natural e de Biologia (1930 - 1959) de autoria de Candido Firmino de Mello-Leitão, Lafayette Rodrigues Pereira e Waldemiro Alves Potsch, professores catedráticos destas disciplinas no ensino secundário. A análise apontou que a definição de vida era considerada complexa no ensino da História Natural e Biologia e que a questão principal não era a definição de vida, mas como o processo da vida podia ser diferenciado dos processos físicos ou corpos brutos por meio de suas propriedades características. Não foram identificadas mudanças na definição de vida e no estudo dos seres vivos nos livros didáticos analisados das duas disciplinas escolares neste período.

Keywords : Livro Didático; Disciplina escolar; História Natural e Biologia; Ensino secundário.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )