SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22A Escola Luterana e o rito da confirmação: descontinuidade da escolarização na Serra do Tapes/RS (1938-1971)A escrita da História da Educação nos manuais de ensino: indícios da biblioteca de formação no Curso de Pedagogia da UEL de 1962 a 1998 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

JOSEPHINO, Marcos Ferreira; SANTOS, Maria Cristina Ferreira dos  e  BASTOS, Wagner Gonçalves. Professores autores e livros didáticos: a definição de vida em compêndios de História Natural e Biologia (1930-1959) para o Ensino Secundário. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e212.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-212.

Neste estudo foi realizada uma análise da definição de vida e do estudo dos seres vivos em compêndios de História Natural e Biologia, compreendidos como a materialização das disciplinas escolares. O objetivo foi compreender como o conceito de vida foi abordado em nove livros didáticos de História Natural e de Biologia (1930 - 1959) de autoria de Candido Firmino de Mello-Leitão, Lafayette Rodrigues Pereira e Waldemiro Alves Potsch, professores catedráticos destas disciplinas no ensino secundário. A análise apontou que a definição de vida era considerada complexa no ensino da História Natural e Biologia e que a questão principal não era a definição de vida, mas como o processo da vida podia ser diferenciado dos processos físicos ou corpos brutos por meio de suas propriedades características. Não foram identificadas mudanças na definição de vida e no estudo dos seres vivos nos livros didáticos analisados das duas disciplinas escolares neste período.

Palavras-chave : Livro Didático; Disciplina escolar; História Natural e Biologia; Ensino secundário.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )