SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Las cubiertas de la Síntese periodica pedagogica: huellas de la historia de la magistéria primaria fluminense (1968-1979)Las escuelas nocturnas de Santa Catarina en las últimas décadas del siglo XIX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

CASTELLANOS, Samuel Luis Velázquez; OLIVEIRA, Wilson Raimundo de  y  CASTRO, César Augusto. Criação e implementação do Colégio Universitário da Fundação Universidade do Maranhão (1968-1980). Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e216.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-216.

Neste trabalho estuda-se o processo de criação e implementação do Colégio Universitário da Fundação Universidade do Maranhão (1968-1980), sua trajetória e os movimentos que o conformaram enquanto Colégio de Aplicação. Abordam-se mudanças sociais na sociedade maranhense que interferem nas estratégias político-educacionais que exigem indagar os processos de escolarização, as tentativas de modernização deste ensino a nível estadual e o papel ocupado pela Universidade Federal e pelo Colégio Universitário num equilíbrio de tensões entre estratégias e táticas. Usa-se a história cultural como pressuposto teórico-metodológico para cruzar e analisar as representações sobre dita instituição via jornais, documentos oficiais e arquivo escolar. Conclui-se que o funcionamento do Colégio de Aplicação ficou comprometido pela falta do espaço/tempo dedicados à imposição da ordem escolar, reestruturando-se só a partir de 1980 segundo professores e técnicos da universidade.

Palabras clave : Maranhão; Escolarização; Colégio Universitário.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )