SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Bem-me-quer, malmequer: Criança, Infância e Educação InfantilO movimento da educação escolar no município de Piracicaba/SP (1880-1910) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

CARNEIRO, Bruna Teixeira; BRUSCHI, Marcela  e  SCHNEIDER, Omar. História da dança em revista: circulação de padrões culturais na imprensa periódica da Educação Física (1930-1950). Cad. Hist. Educ. [online]. 2024, vol.23, e2024-38.  Epub 17-Mar-2025. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-38.

Este artigo investiga a circulação do tema Dança em quatro revistas da Educação Física entre 1932 e 1949. Mobiliza os conceitos de lutas de representações, de práticas de consumo e apropriação, para compreender as disputas sobre os usos desse conteúdo na escolarização. Metodologicamente, utiliza a crítica documental e o paradigma indiciário para analisar os impressos e a temática. Constata um intenso consumo de textos e livros de origem norte-americana, com discursos que enfatizavam a capacidade da dança de permitir a livre expressão dos sentimentos, defendendo as danças regionais e folclóricas como o estilo mais apropriado, uma vez que ao tema era associada uma essência primordial, considerada perdida ao longo do tempo, mas que poderia ser resgatada para fomentar o patriotismo.

Palavras-chave : História da dança; Representações; Imprensa periódica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )