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Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

OLIVEIRA, Gisele Cunha  e  VELOSO, Geisa Magela. Cultura escolar de alfabetização: influência das reformas do ensino no Grupo Escolar Gonçalves Chaves (1909-1938). Cad. Hist. Educ. [online]. 2024, vol.23, e2024-67.  Epub 17-Mar-2025. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-67.

A pesquisa discute a cultura escolar de alfabetização e os processos de organização da instrução pública primária e tem como lócus o Grupo Escolar Gonçalves Chaves. É historiográfica, situa-se no campo da História Cultural, tendo por objeto de estudo os processos de organização da instrução primária. O objetivo é discutir a cultura escolar de alfabetização no Grupo Escolar Gonçalves Chaves, de modo a compreender as diferentes questões, problemas e contradições que se fizeram presentes no processo de alfabetizar, nas primeiras décadas do século XX. Como problema questiona-se: Quais questões, problemas e contradições constituíram a cultura escolar de alfabetização no Grupo Escolar Gonçalves Chaves nas primeiras décadas de seu funcionamento? Foi possível constatar a influência exercida pelas Reformas João Pinheiro (1906) e Francisco Campos (1927) na constituição e organização do ensino primário em Minas Gerais, sendo que o método global passa compor a cultura escolar do Grupo Escolar Gonçalves Chaves.

Palavras-chave : História da Educação; Grupo Escolar Gonçalves Chaves; Alfabetização.

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