SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1ESPolítica de educação das relações etnicorraciais: especificidades e caminhos da legislação brasileiraEstudantes indígenas em escolas urbanas de Rondônia: da omissão das políticas públicas à omissão do pertencimento étnico1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SANTANA, Renato Oliveira  e  BACKES, José Licínio. Ações afirmativas na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul: uma análise dos efeitos para as identidades negras. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1es, pp.31-51. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp1.0031.

O objetivo do artigo é analisar os efeitos da educação superior nas identidades dos negros da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. O estudo inspira-se em autores que compreendem as identidades como processos em constantes negociações, articulações e tensões. Foram entrevistados acadêmicos cotistas negros da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, selecionados no concurso vestibular de 2004. Os sujeitos cotistas negros desenvolvem uma complexa negociação identitária que se mostra em constante diálogo, carregado de tensões com o discurso colonial. A permanência na educação superior representa a ocupação de um tempo/espaço importante para a afirmação de suas identidades.

Palavras-chave : Cultura; Identidade; Ação Afirmativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )