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Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

SANTOS, Vanubia Sampaio dos  y  SECCHI, Darci. Estudantes indígenas em escolas urbanas de Rondônia: da omissão das políticas públicas à omissão do pertencimento étnico1. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1es, pp.52-75. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp1.0052.

Esse trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa que discute a situação de estudantes indígenas em escolas urbanas em Rondônia. Tem como foco as estratégias de afirmação e omissão identitária (pertencimento étnico) no contexto escolar e no convívio cotidiano com a cidade de Ji-Paraná. Os dados obtidos evidenciam diversas situações de desprezo, violência e preconceito a que são submetidos. De outra parte, captam uma tensão latente e não expressa, que caracteriza o convívio intercultural no contexto escolar, um espaço, sabidamente, monoculturalista. Para tratar dessas e de outras questões relacionadas à etnicidade e à educação, nos servimos dos dados de campo e das proposições de antropólogos e educadores que discutem políticas públicas, projetos pedagógicos, colonialidade, autonomia e protagonismo indígena.

Palabras clave : Estudantes Indígenas; Escolas Urbanas; Indígenas de Rondônia; Preconceito; Omissão Identitária.

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