SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1ESEstudantes indígenas em escolas urbanas de Rondônia: da omissão das políticas públicas à omissão do pertencimento étnico1O papel pedagógico escolar sob o ponto de vista das leis 10639/03 e 11645/08: apontamentos éticos e étnicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SILVA, José Alessandro Cândido da. Docência indígena no extremo oeste brasileiro: uma experiência de formação em andamento. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1es, pp.76-103. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp1.0076.

Neste artigo apresentamos parte de uma pesquisa que tem como eixo principal uma reflexão crítica do processo de criação do Curso Superior de Formação Docente para Indígenas no Estado do Acre. Trata-se de uma das experiências de formação de professores índios que se agrega a outras no Brasil e na América Latina, diante da recente inserção dos povos indígenas nos diversos cursos de graduação no sistema educacional. A discussão é feita a partir das tensões entre organismos oficiais, movimentos e organizações não-governamentais. O texto faz uma breve discussão a respeito da institucionalização da educação escolar indígena no Estado do Acre, que culminou numa provocação ao anseio de formação continuada pelos professores indígenas, os quais passaram a reivindicar formação em nível superior em curso específico, elemento que constitui objeto deste estudo. O surgimento de um curso superior para índios na região mais ocidental do Brasil representa uma experiência de ampliação da capacidade de organização de suas comunidades para a atividade do ensino escolar. Em meio aos embates e conquistas percebe-se que para muitas comunidades indígenas este feito significou também a possibilidade e a garantia de um processo de valorização da cultura tradicional, através da construção de um currículo baseado na interlocução entre os saberes científicos e as necessidades daquelas comunidades. O estudo aponta para a urgente necessidade de reflexões e ações que precisam ser empreendidas no sentido de melhor compreender a tarefa que os povos indígenas e toda a sociedade têm diante de si com o grande desafio, não de integrar, mas de conviver com a possibilidade das diferenças em todos os setores da sociedade, inclusive no espaço acadêmico.

Palavras-chave : Educação; Educação Indígena; Acre; Licenciatura Indígena.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )