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Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SANTOS, Raquel Amorim dos  e  COELHO, Wilma de Nazaré Baía. História da África e dos africanos nas escolas brasileiras: mito ou realidade?. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1es, pp.123-148. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp1.0123.

Este estudo tem como temática as Representações Sociais e Relações Raciais. Analisa as representações sociais de professores acerca das relações raciais no currículo escolar do Ensino Fundamental. Esta pesquisa fundamentou-se no referencial teórico-metodológico em Moscovici (1978) e Jodelet (2001), Gomes (1995, 2006), Coelho (2009) e Gomes e Silva (2006), para a análise das representações sociais, com os primeiros e, com os demais, sobre formação e relações raciais. O estudo é uma pesquisa do tipo descritiva. Utilizamos como instrumento de coleta de dados: documentos oficiais, questionário e grupo focal. Inferimos que o preconceito racial apresenta-se de forma tácita, na sociedade brasileira, o que contribui para a disseminação e ratificação do racismo e discriminação em vários setores sociais, entre os quais a escola. Concluímos que a formação de professores inicial e continuada representa um momento crucial para a formulação de uma Pedagogia que trabalhe com a diversidade cultural. A ausência dessa formação pode inviabilizar a subversão de práticas discriminatórias e estereotipias cristalizadas, em relação ao negro na escola e em seus instrumentos didático-pedagógicos.

Palavras-chave : Representações Sociais de Professores; Relações Raciais; Currículo Escolar; Ensino Fundamental.

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