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Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

TOSTA, Sandra Pereira  e  COSTA, Lígia Marise Lima. Alunos quilombolas: escola e identidades etnicorraciais. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1es, pp.149-171. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp1.0149.

Neste artigo, tecemos considerações a respeito da constituição identitária de jovens alunos do ensino médio, moradores de uma comunidade remanescente de quilombo e a contribuição da instituição escolar para a construção de tais identidades. Entendemos que as identidades são forjadas, construídas ou negadas no interior de diversos tempos e espaços e sempre em oposição ou contraste a outras identidades, num jogo relacional de reconhecimento ou não das alteridades. Dentre os resultados obtidos, destacamos que a escola se silencia diante das culturas quilombolas. Em contrapartida a esta realidade, os alunos ouvidos valorizam a escola e a educação como meio necessário para alcançarem ascensão econômica e de alguma forma contribuir para o progresso da comunidade onde vivem. Por fim, verificamos que tais sujeitos, apesar de estudarem fora de sua comunidade e em uma escola que não valoriza suas culturas, ainda se reconhecem e se orgulham da condição de serem quilombolas.

Palavras-chave : Identidades; Jovens Remanescentes de Quilombo; Instituição Escolar.

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