SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1ESAlunos quilombolas: escola e identidades etnicorraciaisIntercultura e educação: de nativos a estrangeiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

BERNARDI, Lucí T. M. dos Santos; CALDEIRA, Ademir Donizeti  e  DUARTE, Claudia Glavam. Posição de fronteira e produção de significados na educação matemática indígena. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1es, pp.172-190. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp1.0172.

O presente trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que teve como objetivo acompanhar um processo de formação continuada de um grupo de professores indígenas Kaingang que ensinam matemática, na Terra Indígena Xapecó, em Ipuaçu, SC. Tal pesquisa buscou promover uma reflexão sobre os desafios da Educação Escolar Indígena na construção de um processo educativo na Educação Matemática, mais especificamente que, na construção desse processo educativo, contemplasse a matemática tradicional e a matemática escolar. Examinamos, a questão da posição de fronteira do estudante/professor indígena, tratando das diversidades e conflitos culturais, background e foreground, e da construção de significados da matemática na educação matemática indígena. Para isso, buscamos aporte teórico na Educação Matemática Crítica na Etnomatemática. A pesquisa nos mostrou que um dos caminhos para minimizar o enfrentamento dos desafios seria suavizar as fronteiras entre indígenas e não indígenas e reforçar os marcadores identitários, compreendendo uma nova lógica para a elaboração de significados dos elementos de sua cultura.

Palavras-chave : Condição de Fronteira; Educação Matemática; Indígenas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )