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Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

BARCELOS, Valdo  y  MADERS, Sandra. Intercultura e educação: de nativos a estrangeiros. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1es, pp.191-206. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp1.0191.

Neste texto abordaremos questões relativas aos processos de interculturalidade, Povos Indígenas e sobre o "Sentimento de ser Estrangeiro". Procuraremos mostrar que a questão do ser "estrangeiro" vai além do que até pouco tempo pensávamos, ou seja, às questões geográficas. Hoje, com a facilidade de acesso às informações, seja pela internet ou pelos meios de transportes, as fronteiras geográficas facilmente podem ser superadas. Com isto, o sentido do termo estrangeiro, tem mudado. Constatamos que o ser estrangeiro, tem mais a ver com o modo de ser, de sentir-se, que com aspectos territoriais e com um determinado local. Nesta perspectiva, a centralidade deste texto é refletir sobre os processos culturais que levaram os nativos desta terra de Pindorama (índios) a se sentirem estrangeiros em suas próprias terras.

Palabras clave : Intercultura; Povos Indígenas; Estrangeiro.

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