SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1ESIntercultura e educação: de nativos a estrangeirosOs negros, a diversidade etnicorracial e a escola: o tratamento didático-pedagógico da história e cultura afro-brasileira em dois livros de história do brasil da primeira metade do Século XX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

ARAUJO, Patrícia Cristina de Aragão  e  SANTOS, Jean Mac Cole Tavares. Ensinando história pelo olhar da diversidade eticorracial: leituras da formação continuada de professores. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1es, pp.207-220. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp1.0207.

Este texto analisa a temática afro-brasileira na escola a partir de reflexões em torno da formação continuada e do ensino de História. Nosso objetivo é, portanto, investigar a importância da inclusão do ensino desta disciplina nas discussões em torno da cultura afro-brasileira a partir da diversidade étnico-cultural existente na escola. Trata-se de uma pesquisa em desenvolvimento e aqui apresentamos as primeiras impressões de estudo, apoiamo-nos no referencial teórico dos trabalhos de Certeau, Cavallero, Lino Gomes, Freire e Cunha Júnior. Como abordagem metodológica, buscamos na etnometodologia, a partir do paradigma indiciário, à luz de Coulon e Guinzburg, perscrutando os indícios e vestígios que os textos nos apresentam. Os resultados preliminares apontam que a discussão da diversidade e sua dimensionalidade no contexto da escola, sobretudo no campo do ensino de História, podem ser ampliadas a partir da participação e ação pedagógica do/a professor/a contribuindo deste modo para o diálogo entre as diferenças e a minimização da exclusão e uma maior articulação dos saberes da cultura negra.

Palavras-chave : Formação Continuada; Diversidade Étnico-Cultural; Inclusão; Ensino de História.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )