SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1ESEnsinando história pelo olhar da diversidade eticorracial: leituras da formação continuada de professoresO discurso da diversidade etnicorracial e o governo das diferenças na constituição do sujeito negro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SACRAMENTO, Cristina Carla  e  ABREU JR, Laerthe de Moraes. Os negros, a diversidade etnicorracial e a escola: o tratamento didático-pedagógico da história e cultura afro-brasileira em dois livros de história do brasil da primeira metade do Século XX. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1es, pp.221-243. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp1.0221.

Este trabalho pretende analisar numa perspectiva histórica as relações estabelecidas entre a diversidade etnicorracial brasileira e o tratamento didático-pedagógico da História e Cultura Afro-Brasileira em dois livros de História do Brasil da primeira metade do século XX, partindo do pressuposto de que esses materiais pedagógicos também exerceram no período pesquisado a função de transmitir valores e condutas desejáveis àquela sociedade. Ademais, tornou-se importante destacar as denúncias do movimento negro em relação à ausência de discussões nas instituições escolares sobre a temática afro-brasileira e a reprodução de preconceitos que contribuiriam para alienar os negros e ao mesmo tempo restringir seu acesso a bens materiais e culturais. Essa iniciativa culminou na implementação de políticas de ação afirmativa por parte do governo, cuja função é propiciar o reconhecimento e a valorização das diversas etnias que compõem a sociedade brasileira.

Palavras-chave : Os Negros no Brasil; Diversidade Etnicorracial; Prática Pedagógica; Políticas Afirmativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )