SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1ESOs negros, a diversidade etnicorracial e a escola: o tratamento didático-pedagógico da história e cultura afro-brasileira em dois livros de história do brasil da primeira metade do Século XXFormação continuada de professores indígenas e não indígenas mediada por uma rede social na internet: uma perspectiva intercultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

WESCHENFELDER, Viviane Inês  e  FABRIS, Elí Terezinha Henn. O discurso da diversidade etnicorracial e o governo das diferenças na constituição do sujeito negro. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1es, pp.244-262. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp1.0244.

O objetivo deste artigo é apresentar como se estrutura o discurso da diversidade etnicorracial no município de Venâncio Aires - RS e de que forma esse discurso contribui para a constituição do sujeito negro venâncio-airense. A análise do jornal Folha do Mate, principal mídia impressa do município em questão, permitiu identificar um deslocamento discursivo ocorrido, sobretudo, a partir do ano de 1988. Característico da Contemporaneidade, o discurso da diversidade procura evidenciar a vivência pacífica das diferentes culturas no mesmo espaço e, ao contornar qualquer sintoma de conflito que possa ocorrer por meio da diferença, ele contribui para a constituição do sujeito negro. A partir das orientações da perspectiva Pós-Estruturalista e das ferramentas analíticas de Michel Foucault, a análise deste discurso pretende possibilitar uma discussão importante no campo da Educação, especialmente com relação às formas de governamento dos indivíduos.

Palavras-chave : Sujeito Negro; Diversidade; Governamentalidade; Diferença.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )