SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1ESEl discurso de la diversidad étnica racial y el gobierno de las diferencias en la constitución de los negrosHistoria de las disciplinas escolares: cuatro enfoques historiográficos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

LOPES, Maria Cristina Lima Paniago; SANTOS, Rosimeire Martins Régis dos  y  JESUS, Ana Maria Ribas de. Formação continuada de professores indígenas e não indígenas mediada por uma rede social na internet: uma perspectiva intercultural. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1es, pp.263-280. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp1.0263.

Esta pesquisa tem como objetivo analisar uma formação continuada de professores indígenas e não indígenas, mediada por uma rede social na internet chamada Ning, sob uma perspectiva intercultural. Esta rede social evidenciou-se como uma comunidade virtual, pois foram estabelecidos laços afetivos, nós, conexões e teias de relações entre seus participantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e colaborativa no sentido de que as experiências dos pesquisadores e professores são valorizadas e compartilhadas dentro de um contexto social. Os resultados apontam que os participantes do grupo em formação continuada, apesar de suas dificuldades com o uso da própria tecnologia e com a pouca infraestrutura tecnológica, enxergam estes espaços virtuais como uma possibilidade de novas descobertas, criações e produção de conhecimento, não abandonando os costumes, as tradições e a sua própria cultura.

Palabras clave : Professores Indígenas e Não Indígenas; Rede Social; Formação Continuada; Interculturalidad.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )