SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1ESContinuing education teacher of indigenous and non-indigenous mediated social network on the internet: a perspective interculturalEarly childhood and rural education: a necessary meeting aiming the achievement of justice with young children living in rural areas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. História das disciplinas escolares: quatro abordagens historiográficas. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1es, pp.281-298. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp1.0281.

O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão acerca de algumas abordagens historiográficas dentro do campo da História das Disciplinas Escolares, conforme mobilizadas pelas leituras que foram objeto de discussão em seminário ofertado na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação, no interior do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, durante o primeiro semestre de 2009. São investigadas aqui as abordagens praticadas pela historiografia anglo-saxônica, francesa, espanhola e latino americana, buscando apreender os modos como cada uma, a seu modo e a partir de questões próprias, contribuem para a produção do conhecimento em torno da historicidade das disciplinas escolares.

Keywords : Disciplinas Escolares; Currículo; História da Educação; Historiografia; Matérias Escolares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )