SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1ESProfesor de educación continua indígenas y no indígenas de la red social mediada en internet: a perspectiva interculturalEducación infantil e educación en el campo: un encuentro necesario para concretizar a justicia social con los niños residentes en áreas rurales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. História das disciplinas escolares: quatro abordagens historiográficas. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1es, pp.281-298. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp1.0281.

O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão acerca de algumas abordagens historiográficas dentro do campo da História das Disciplinas Escolares, conforme mobilizadas pelas leituras que foram objeto de discussão em seminário ofertado na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação, no interior do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, durante o primeiro semestre de 2009. São investigadas aqui as abordagens praticadas pela historiografia anglo-saxônica, francesa, espanhola e latino americana, buscando apreender os modos como cada uma, a seu modo e a partir de questões próprias, contribuem para a produção do conhecimento em torno da historicidade das disciplinas escolares.

Palabras clave : Disciplinas Escolares; Currículo; História da Educação; Historiografia; Matérias Escolares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )