SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1ESFormação continuada de professores indígenas e não indígenas mediada por uma rede social na internet: uma perspectiva interculturalEducação infantil e educação no campo: um encontro necessário para concretizar a justiça social com as crianças pequenas residentes em áreas rurais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. História das disciplinas escolares: quatro abordagens historiográficas. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1es, pp.281-298. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp1.0281.

O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão acerca de algumas abordagens historiográficas dentro do campo da História das Disciplinas Escolares, conforme mobilizadas pelas leituras que foram objeto de discussão em seminário ofertado na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação, no interior do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, durante o primeiro semestre de 2009. São investigadas aqui as abordagens praticadas pela historiografia anglo-saxônica, francesa, espanhola e latino americana, buscando apreender os modos como cada uma, a seu modo e a partir de questões próprias, contribuem para a produção do conhecimento em torno da historicidade das disciplinas escolares.

Palavras-chave : Disciplinas Escolares; Currículo; História da Educação; Historiografia; Matérias Escolares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )