SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2ESLa formación del profesorado en la relación ética de la teoría con la práctica: un cuestión de la responsabilidad social universitária índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

PEREIRA, Edna Lemes Martins; TAVEIRA, Ana Celuta Fulgêncio  y  FARIA, Eliézer Marques. Complexidade e universidade. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2es, pp.06-24. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp2.0006.

A globalização econômica atinge os diferentes países no globo terrestre, apresentando efeitos positivos principalmente relacionados com o acesso à comunicação, que favorece a troca de idéias, de informações, de produtos e a qualidade de vida. Entretanto, amplia inúmeros aspectos negativos como a marginalização, as dependências econômicas, políticas, culturais, científica, educacionais que acentuam as desigualdades sociais e os conflitos culturais e territoriais. Neste artigo faz-se um diálogo com autores (CUNHA 2009; BARNETT 2005; MORIN 1999; 2006; dentre outros), que entendem estas transformações na sociedade mundial como provenientes da contemporaneidade concebida como "era da complexidade" ou da "supercomplexidade". Para entender e dar conta desta realidade, eles propõem um paradigma que seja capaz de superar a fragmentação e os reducionismos dos saberes e de relacionar as múltiplas abordagens e visões para atender à complexidade do real. Ainda neste trabalho apresentam-se propostas que os autores supracitados apontam para a educação e à universidade que se encontram neste emaranhado de transformações mundiais interligadas, dada à necessidade de constituir sujeitos para atuar em uma realidade complexa que exige profissionais críticos e autocríticos, capazes de pensar sobre sua própria capacidade de pensar, compreender e atuar neste contexto complexo.

Palabras clave : Complexidade; Supercomplexidade; Educação; Universidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )