SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2ESTeacher training in relation ethical of theory with practice: a question of university social responsibilityMentoring: an self-regulated educacional practice applied in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

FIORIN, Bruna Pereira Alves  and  FERREIRA, Liliana Soares. O curso de pedagogia no brasil: história e influência para o trabalho dos pedagogos. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2es, pp.44-65. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp2.0044.

O trabalho dos pedagogos é influenciado por diversos fatores, dentre eles, pela formação no Curso de Pedagogia. Nesse sentido, buscou-se compreender como o Curso de Pedagogia influenciou o trabalho das pedagogas que participaram do estudo. Para tanto, aplicou-se um questionário e realizou-se um grupo de interlocução com 15 pedagogas que concluíram este curso em uma universidade do estado (RS), de 2005 a 2010. Os dados foram analisados pela Análise de Conteúdo com base nas categorias Trabalho, Curso de Pedagogia e Pedagogas. A pesquisa possibilitou perceber transformações pelas quais o Curso de Pedagogia passou desde sua criação até a atualidade. Por fim, evidenciou-se a influência deste curso na constituição profissional dos pesquisados, discutindo sua importância para o profissional em formação, o Projeto Pedagógico, a teoria/prática e o estágio; destacando que ainda existem pontos a serem problematizados em relação à organização deste curso e ao trabalho que os pedagogos desenvolvem.

Keywords : Curso de Pedagogia; Docência; Pedagogas; Trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )