SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2ESEl curso de pedagogía en brasil: la historia y la influencia en el trabajo de los pedagogosModelos de educación a distancia en Brasil: universidad abierta de brasil como un punto de inflexión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Tutoria: uma prática de ensino autorregulada utilizada no ensino superior. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2es, pp.66-81. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp2.0066.

Este artigo propõe refletir sobre tutoria, alternativa educativa utilizada no ensino superior, que tem como objetivo potencializar a aprendizagem realizada em parceria entre os acadêmicos. Esta estratégia de ensino tem buscado estimular um trabalho planejado e desenvolvido pelos próprios universitários. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre tutoria, a fim de compreender a origem e a importância desta atividade para o processo de ensino e a aprendizagem universitário e, a seguir uma pesquisa empírica, que teve como locus o trabalho desenvolvido no Programa de Educação Tutorial - PET, da Faculdade de Educação/FaE, da Universidade Federal de Pelotas/UFPel, com o objetivo de investigar como a prática da tutoria é realizada, uma vez que ela intenciona complementar a formação inicial e continuada.

Palabras clave : Tutoria; Programa de Educação Tutorial; Aprendizagem; Universidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )